Nosso serviço de entrega é exclusivo para moradores da cidade de Alto Paraíso de Goiás (entrega de segunda a sexta) e do Vilarejo de São Jorge (somente às segundas). No momento não entregamos em outras localidades. Dismiss

Mutirão Agroflorestal - 3 de abril de 2018

Programa de Voluntariado

O sítio Florestinha do Vale Verde é uma operação de agricultura familiar com manejo agroflorestal e infra-estrutura de excelência!

Inicializamos nossas áreas de cultivo com produção intensiva de hortaliças visando o estabelecimento, no futuro, de uma floresta estratificada com plantas nativas do cerrado brasileiro combinadas com as frutíferas que mais amamos e outras espécies funcionalmente importantes para o desenvolvimento da nossa floresta.

Acreditamos na importância de mais pessoas conhecerem agrofloresta e por isto criamos esta experiência de voluntariado imersivo em manejo agroflorestal.

Programa de voluntariado em manejo agroflorestal

Aqui você terá uma oportunidade de imergir no manejo agroflorestal em uma experiência projetada para lhe apresentar esta forma de praticar agricultura regenerando o planeta.

Compartilharemos com você o máximo do que aprendemos sobre agricultura sintrópica e manejo agroflorestal, bem como o que aprendemos sobre a logística de colheita, processamento, venda e distribuição alimentos orgânicos.

Você entenderá como sistematizamos o trabalho na Florestinha do Vale Verde pensando na reunião de pessoas para geração de valor compartilhado a partir da venda de produtos orgânicos produzidos com manejo agroflorestal.

E principalmente terá oportunidade de aprender na prática!

Como funciona

No período em que estiver aqui você participará, lado a lado com a gente, nas atividades de colheita e processamento de alimentos e no manejo agroflorestal, os dois grandes pilares da nossa operação.

Você poderá ficar hospedado na nossa casa de hóspedes (verifique vagas disponíveis com antecedência) ou na sua própria barraca.

A casa conta com infraestrutura completa incluindo sala, banheiro com chuveiro quente, cozinha (com fogão a gás, geladeira e todos os principais utensílios), 2 quartos, varanda de 50m2 e wifi.

Casa da Florestinha

Fornecemos almoço coletivo de segunda a sexta. Café da manhã e janta ficam por conta do voluntário.

Nos finais de semana, quando não houver atividades, o almoço fica também por conta do voluntário.

Quando houver atividades, como por exemplo mutirões ou eventos de imersão agroflorestal, o almoço estará incluso também no final de semana.

Todos os dias às 11:00 uma pessoa, ou mais dependendo do movimento do dia, se destacará do grupo para preparar o almoço. No final todos devem, de forma colaborativa, lavar toda a louça suja, bem como a cozinha e as dependências que foram usadas para o almoço.

Para ficar hospedado na casa de hóspedes da Florestinha você deverá se integrar aos demais trabalhadores ou voluntários presentes em uma escala de trabalho para limpeza da casa, o que inclui o seu quarto bem como todos os outros cômodos da casa. Pessoas hospedadas em barraca ficam livres da escala de limpeza dos quartos.

Horário de trabalho

Trabalhamos, durante a semana, das 7:00 às 17:00 com 2 horas de intervalo para o almoço.

Quem colhe inicia o dia mais cedo, entre 4:00 e 5:00 dependendo da quantidade de pedidos, e termina antes.

Participamos em duas feiras:

Sábados (8:00 às 12:00) – Feira do Produtor Rural, ao lado da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás.

Domingos (8:00 às 12:00) – Feira do CAT.

Os horários variam de acordo com a conveniência para as atividades que as diferentes pessoas estão realizando.

Nos dias em que precisamos buscar pessoas na cidade pela manhã, por exemplo, as atividades envolvendo estas pessoas iniciam e terminam mais tarde.

Localização

Veja a nossa localização no Google Maps.

O que trazer

Recomendamos que você traga os seguintes itens de uso pessoal:

  • Travesseiro, roupas de cama e cobertores (disponibilizaremos uma cama com colchão e lençol);
  • Luvas;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Chapéu (se possível com proteção para o pescoço);
  • Botas ou galochas;
  • Roupas de manga comprida preferencialmente.

Inscrições

Preencha o formulário a seguir e coloque um comentário abaixo para:
https://goo.gl/forms/W5gAhDuMfL2cQRix1

Viva a agrofloresta!

O seu interesse e atenção ao ler este texto até o final nos deixa muito felizes! Isto significa que mais uma pessoa tem interesse em manejar agroflorestas!

Nosso programa vai deixar você em ponto de bala para manejar uma agrofloresta produtiva e “sair do outro lado” na logística de venda e distribuição.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: