Nosso serviço de entrega é exclusivo para moradores da cidade de Alto Paraíso de Goiás (entrega de segunda a sábado) No momento não entregamos em outras localidades. Recebemos o pedido até as 18h para entregar no dia seguinte pela manhã. Dismiss

Agrofloresta Moto-cultivador Buffalo BFG 890 Tratorito Dax

Preparando canteiro para hortaliças em manejo agroflorestal

Conforme planejado em nosso projeto de manejo agroflorestal preparamos uma área de 500 metros quadrados para receber 4 novos módulos agroflorestais, correspondendo aos módulos 22, 23, 24 e 25 esquematizados no mapa do nosso SAF.

Agrofloresta SAF Florestinha do Vale Verde

Cada módulo contém 4 canteiros com 25 metros de comprimento e 80 centímetros de largura. Portanto nestes 500m2 implantaremos 16 novos canteiros.

A seguir descrevo como estamos preparando nossos canteiros que receberão hortaliças.

Adubação

Estamos administrando os seguintes insumos para adubação: pó de rocha (250 gramas por metro quadrado g/m2), calcário (250g/m2), carvão moído (2 metros cúbicos m3) e esterco de frango (3m3), 6 sacos de 40kg de Yoorin Master.

O esterco de frango é adicionado em dois momentos: 1,5m3 juntamente com os outros insumos antes de misturar com o tratorito e 1,5m3 no final, antes de cobrir o solo, para que o mesmo fique disponível para as hortaliças.

Cobertura do Solo

Trituramos a vegetação espontânea roçada na etapa anterior do projeto para cobrir o solo da superfície dos canteiros. Nos caminhos será usado o material não triturado combinado com madeira e outros materiais que estiverem disponíveis (ex: sacos de cimento).

Agrofloresta Triturar Capim Cobertura Solo Triturador TRAPP Elétrico 1,5cv Michy

Preparação do Canteiro

Iniciamos a preparação do canteiro dando uma primeira afofada na terra com o motocultivador.

Em seguida adicionamos a adubação e usamos novamente o motocultivador para afofar a terra com um pouco mais de profundidade integrando os insumos.

Estamos estudando a melhor maneira de usar o motocultivador no processo. Até o momento percebemos que com 4 passadas na área, ou seja, 2 idas e voltas, o canteiro fica afofado até 20 a 30cm.

No final espalhamos mais três carrinhos de mão de esterco de frango na superfície do canteiro, uniformizando com enxada e/ou rastel de forma a deixar a superfície levemente côncava e abaixo da altura do caminho, facilitando assim o acúmulo de água ao invés da perda precipitada da mesma.

Agrofloresta Preparação Canteiro Dax

E, por último, cobrimos a superfície do canteiro com a matéria orgânica triturada.

Agrofloresta SAF Canteiros Cobertos Capim Triturado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: