Compre nossos produtos agroflorestais

Praticamos o manejo agroflorestal sem uso de fertilizantes ou defensivos químicos. Nenhum tipo de veneno, mesmo do tipo que não é tóxico, como Óleo de Neem ou Fumo. Isto é necessário porque estamos, no horizonte mais amplo, criando um ecossistema que no futuro será autossuficiente, ou seja, gerará alimento, madeira e solo – e abrigará inúmeros outros tipos de formas de vida – sem receber insumos externos além de água da chuva e luz solar: uma floresta.

A seleção de espécies através de venenos mata as “pragas” (ex: pulgão) mas também elimina inúmeros outros habitantes do solo, como a joaninha, a formiga, o fungo, a bactéria e outras formas de vida que participam dos processos que estruturam o solo de uma floresta.

Estamos, com muito amor, dedicando a nossa energia para manejar a terra de forma que ela adquira as configurações que habilitarão organicamente o desenvolvimento da biodiversidade necessária para que este solo se estruture e desenvolva uma floresta novinha em folha!

Ao comprar um produto agroflorestal você está contribuindo para que uma floresta se desenvolva aqui e para que mais pessoas saibam que é possível viver de floresta; que vale a pena, e é viável, criar uma floresta e viver dela.

Começamos a fazer isto depois de aprender que água se planta!

Instrumentalidade

Estas plantas que chegarão a você têm um papel tão importante quanto o das árvores gigantes apesar de isto acontecer em um curto espaço de tempo. Elas são instrumentais para o desenvolvimento da floresta porque são plantas que a habitam em seu estágio mais precoce de desenvolvimento, a “placenta”. Isto vale para muitos tipos de culturas, ou seja, em cada bioma existem diversos tipos de plantas de placenta.

Vídeo mostra o módulo 4 do nosso SAF no dia 20 de dezembro de 2018, véspera de uma colheita de Rúculas.

Estamos fazendo o trabalho de iniciar placentas introduzindo hortaliças entre outras espécies porque afinal a necessidade do momento é de que muitas plantas fiquem nascendo, cobrindo o solo, se desenvolvendo e saindo do sistema, experimentando este desenvolvimento de curto prazo, múltiplas vezes, processo que habilita também o chamado para que as plantas maiores, do futuro, comecem a se instalar.

Este estágio de desenvolvimento, a “placenta” da floresta, dura aproximadamente dois anos, quando ela se configura em um sistema de acumulação de matéria orgânica para depois, no seu clímax, se tornar um sistema abundante e autossuficiente.

Sintropia

Sintropia é uma lei do Universo. Não é uma lei criada pelo homem.

Não somos nós que criamos a floresta. É a biodiversidade nela instalada que a constrói. Nós, humanos, somos os manejadores, como os bichos. Nós temos a capacidade de criar sistemas sintrópicos, ou seja, que mimetizam o comportamento sintrópico da vida presente na natureza.

Em nosso planeta todas as espécies, exceto o Homo sapiens, interagem para criar florestas.

Cada espécie é instrumental em uma ou mais etapas do desenvolvimento da floresta, nascendo e crescendo para fazer o que veio fazer, seja cobrindo o solo ou infiltrando raízes profundas, e eventualmente até saindo do sistema caso o ambiente mais maduro e abundante deixe de suportar as suas características.

Em nosso caso as hortaliças que introduzimos na placenta em suas etapas iniciais também precisam sair do sistema nos momentos corretos para que a alquimia aconteça. Este processo se chama sucessão natural.

Por que comprar da Florestinha

Parte do nosso papel é enviar a você estas plantas que já desempenharam seu papel enquanto estavam no chão e precisam sair do sistema ao chegar no estágio de maturidade em que são colhidas:

Deliciosas, ricas em nutrientes e sem uma gota sequer de veneno!

Ao comprar os nossos produtos agroflorestais você está contribuindo para catalizar uma mudança de consciência sobre como podemos produzir alimento regenerando o nosso planeta e consequentemente as pessoas que vivem nele.

Grupos de compras da Florestinha

Convido você a entrar em um dos nossos grupos de compras para ficar sabendo as datas das colheitas e adquirir nossos produtos agroflorestais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: